quinta-feira, 16 de maio de 2013

Muffin de Shitake

Dando uma passeada por aqui encontrei a receita desses muffins e fiquei curiosa pra ver no que ia dar. Adaptei a receita pra usar o que eu tinha em casa e o resultado foi bem satisfatório. Ele fica mais gostosinho quando quente, mas sou suspeita pra falar pois amo um bolo recém saído do forno.

Xícara medidora de 240 ml

Ingredientes

80 gramas de shitake hidratado e picado
1 colher de sopa de óleo
3 folhinhas de manjericão
1 e 1/4 xícara (150 gramas) de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
125 ml de leite
1 ovo grande
50 gramas de manteiga derretida
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo

Frite o shitake no óleo até ficar macio, desligue o fogo e acrescente o manjericão picado. Reserve.
Peneire a farinha de trigo o fermento e o sal. Acrescente aos secos o leite, o ovo, a manteiga e misture bem.
Acrescente o shitake e o queijo parmesão.
Distribua a massa em forminhas untadas ou forradas e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por cerca de 25 minutos.

Eu fiz metade da receita e rendeu 7 muffins.


Observações:

Pode encher bem a forminha porque eles não crescem muito.
Use os cogumelos que preferir, eu usei shitake desidratado porque era o que eu tinha em casa.
Na receita original seriam 150 gramas de cogumelo mas me enganei e coloquei 80 gramas dele já hidratado, pra mim ficou ótimo assim, mas se preferir coloque mais.
Pode-se usar leite integral, desnatado ou semidesnatado, eu usei sem lactose, acho que até o de soja não adocicado ficaria bom, mas teria de testar.


Buon appetito!!

4 comentários:

  1. Nossa, que diferente! Nunca imaginei esse uso para o shitake rsrs deve ter ficado bem gostoso, hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou uma delícia Renata, e bem macio. Também nunca tinha visto usar shitake assim, quando vi a receita tive que testar.

      Excluir
  2. Oi, Patricia! Receita diferente mesmo. Tenho bastante vontade de provar shitake, mas ainda não o fiz. Seria uma ótima oportunidade!

    Somos duas que gostamos de bolo quente! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova sim Talita, é uma delícia. Pra mim a melhor hora do bolo é quando saí do forno, já cheguei a requentar bolo no microondas!! kkkk

      Excluir